Sejam bem-vindos ao nosso blog da educação infantil

Sejam bem-vindos ao nosso blog da educação infantil !





segunda-feira, 19 de abril de 2010

Projeto: Monteiro Lobato- REINAÇÕES E EMOÇÕES

As crianças estão confeccionando o saci pererê. Depois de pintarem, elas cortaram uma das pernas e colocaram a carapuça nos bonecos.











PROJETO: MONTEIRO LOBATO
PASSEANDO PELO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
“REINAÇÕES E EMOÇÕES”


Justificativa

Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil: “A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção nas diversas práticas sociais.” Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sítio do Picapau Amarelo foi uma maneira que encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.

O que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas às crianças, Monteiro Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas sérios de forma descontraída e mágica.